top of page

O Coração Delator - Edgar Allan Poe


"É verdade! Nervoso, muito, muito nervoso mesmo eu estive e estou; mas por que você vai dizer que estou louco?" Assim começa um dos mais célebres contos de Edgar Allan Poe. Conhecido por suas histórias macabras, o escritor não fez diferente em "O coração delator" (1843). Narrado por um louco que acredita estar são, o enredo nos envolve numa atmosfera sinistra, onde um assassinato é contado de maneira completamente pacífica e controlada: "Preste atenção! E observe com que sanidade, com que calma, posso lhe contar toda a história."


Dispensando qualquer previsibilidade, Poe entregou nessa obra capturas de detalhes intrigantes a cada frase. O conto foi adaptado em 1953 pelo estúdio de animação UPA. Dirigido por Ted Parmelee e narrado por James Mason, foi o primeiro desenho animado a ser classificado para adultos. A forma como o clima sinistro foi mantido é surpreendente.


"Agora esse é o ponto. O senhor acha que sou louco. Homens loucos de nada sabem. Mas deveria ter-me visto. Deveria ter visto com que sensatez eu agi — com que precaução — com que prudência, com que dissimulação, pus mãos à obra!"

Confira a animação do conto:

Recent Posts
Arquivo
Procure por tags:
bottom of page