Playlist: Invista no Brega
Aqui em casa domingos ficaram por serem considerados os “dias do brega”. Pontualmente às 12:00 horas, mainha liga o rádio numa estação em que só toca o dito ritmo. Muitas risadas e lembranças vêm à tona e ela sempre acaba por me contar várias histórias da sua adolescência, as ‘paquerinhas’, a famosa festa do Rosário de Pombal, tudo embalado com alguma música desse ritmo popular.
Paralelamente, alguns anos atrás, um amigo meu, Oscar, era ‘breguense’ de carteirinha, enquanto eu, só ria do seu gosto. Hoje, posso falar que estamos de igual para igual. Assim como, tive conversas com dois outros amigos meus, Janiele e Jonas, na qual compartilhamos as “rainhas” do brega para nós. Diálogos regados com muito riso solto, e foi justamente com uma junção disso tudo e com a ajuda deles que decidi criar uma playlist com ‘as melhores’ do ritmo apaixonado.
“Certo tempo atrás tinha preconceito com vários tipos de musicas e tudo que eu não costumava ouvir, pra mim, era horrível. Mas num processo de autoconhecimento pessoal comecei a aceitar músicas que julgava não serem boas e isso influenciou relativamente no meu comportamento. Então, o brega em minha opinião é uma forma singular de se expressar. O brega não é rótulo, ele é sentimento. Muitas vezes eu consigo “enxergar” muito mais sentimento em uma música caracterizada como brega no sentido obsoleto do que em várias músicas de rock, por exemplo. Quando revi meus conceitos sobre o que é múscia boa ou não percebi que nada disso importa. O que importa de verdade é a música mexer comigo e isso o brega consegue fazer.”
Janiele Dias
1- Naquela Mesa - Nelson Gonsalves
2- Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme - Regilnado Rossi
“Gosto dessa música porque simplesmente tudo que a letra fala é a pura verdade de quando um casal briga e também a letra é boa. A outra eu gosto porque fala de um amor antigo que ele perdeu por conta dele mesmo e sempre que ele a vê fica apenas admirando-a.”
Oscar Neto
3- Zezo - Brigue comigo, mas não vá
4- A Dama de Vermelho - Valdik Soriano
"Quem nunca compartilhou das dores de amor cantadas no Brega? Dificilmente alguém dirá 'não'. Desconheço estilo musical que seja como o brega: sem papas na língua para cantar as dores do desprezo e do popular chifre. Pessoalmente, eu acho o brega legal porque traz um sentimento de nostalgia das festas de cidade pequena, com parques antigos e o brega tocando. Além disso, todos os domingos, pela manhã, a estação de rádio da minha cidade fazia um programa de músicas bregas e isso costumava unir gerações: a dos meus pais (que viveu o brega mais intensamente) e minha."
Danniele Nascimento
5- No toca-fita do meu carro - Barto Galeno
6- Aquela Nuvem - Gilliard
7- Quando chegar o amanhã - Leonardo Sullivan
8- Morango do Nordeste - Lairton
9- Fogo e Paixão - Wando
10- De que vale ter tudo na vida - José Augusto