top of page

4 Alternativas de Filmes Alternativos

A maior característica dos filmes alternativos é a fuga ao padrão hollywoodiano de produção. Em geral, seus baixos orçamentos acabam por dar ao diretor uma liberdade criativa maior, já que esse não está ligado a elementos executivos ou de marketing. Toda a produção passa a configura-se no diretor. O roteiro e conteúdo abordado geralmente são originais, dispensando padrões convencionais da realidade e modismos.


Apesar de não entrarem nos grandes circuitos, essas obras cinematográficas não deixam de ser excepcionais. Pensando nisso, resolvi criar uma lista com quatro dos meus filmes alternativos favoritos - cada um com estilos e roteiros bem diferentes - para dividir com vocês.

1- Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual

O Filme argentino é narrado por Martin, web designer e fóbico em recuperação, e Mariana, arquiteta que trabalha como vitrinista. Com roteiro e direção de Gustavo Taretto, o filme começa com análises sociais dos espaços urbanos de Buenos Aires, onde o crescimento desordenado das cidades se mistura a solidão e as fobias das pessoas. Todas as confusões mentais dos personagens e as percepções de mundo dadas pelo diretor tornaram Medianeras um dos meus filmes preferidos.

2- Precisamos Falar Sobre Kevin

Eva tenta recomeçar a vida após uma tragédia familiar. Enquanto isso, o filme traz cenas do seu passado, onde foi casada e teve dois filhos com Franklin, fotógrafo publicitário. A partir do nascimento do seu primeiro filho sua vida muda drasticamente. As travas morais inexistentes em Kevin, desde quando era um bebê, junto a luta de Eva para ser uma boa mãe tornam o filme angustiante. Porém, o roteiro peculiar junto a atuação maravilhosa de Tilda Swinton (Eva Katchadourian) fez com que "Precisamos Falar Sobre Kevin" se tornasse um filme memorável.

3- Minhas tardes com Margueritte

Possuo uma teoria afirmando que quem gostou do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" também irá criar um carinho por "Minhas tardes com Margueritte". O filme -também francês - conta a história de Germain, um homem de 45 anos que durante toda a infância foi chamado de burro não só na escola, mas também pela própria mãe. Adulto, Germain continua a sofrer com o quase analfabetismo e com os maus tratos da mãe. Quando encontra Margueritte, uma idosa muito amável que costuma passar suas tardes lendo no parque, sua vida começa a ganhar novos horizontes na medida em que vai aprendendo a ler. A amizade dos dois regada pelo amor na leitura - de Margueritte, e a vontade de aprender - de Germain, faz com que o filme seja extremamente cativante.

4- Submarine

O filme é narrado por Oliver Tate, um menino impopular de 15 anos que acredita ser um incrível gênio literário. O jeito estranho e egocêntrico de Oliver, junto as suas tentativas de controlar a vida sexual dos pais e de tentar chegar a um romance com Jordana, tornam o filme engraçado, sensível e inteligente.


Recent Posts
Arquivo
Procure por tags:
bottom of page