top of page

Bethânia bem de perto


Maria Bethânia Viana Teles Veloso, na infância apelidada de Berré, é uma cantora e compositora baiana. Em 1978, com o disco "Álibe", tornou-se a primeira cantora brasileira a vender 1 milhão de discos. Mudando uma ideia errônea daquela época, onde se acreditava que mulheres na música não poderiam alcançar patamares ocupados por homens.

Em 2015, Maria completou 50 anos de carreira, carregando ao longo dessas 5 décadas 21 discos, contando com "Doces Bárbaros", banda a qual idealizou e era um dos vocais, junto a Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Foi eleita pela revista Rolling Stone como a 5ª maior voz brasileira.

"Conheço a voz de Bethânia desde dentro: ela foi se desenvolvendo pertinho de mim – e tinha os elementos genéticos que estão presentes na minha própria voz, na de meus outros irmãos, na de meus filhos. A personalidade forte de Bethânia sempre foi a que se sente quando hoje ela entra no palco, num restaurante ou em uma sala de estar. Sua voz também sempre foi assim peculiar, com tons de cobre e de água-marinha. É uma textura que veicula sentimento e inteligência intensos e imediatos. É uma voz-pessoa, indissociável. E desde sempre atada à música através da poesia."

Caetano Veloso

“Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show” (1966), é um filme documentário brasileiro dirigido por Júlio Bressane e Eduardo Escorel. O filme registra o primeiro show da cantora no Rio de Janeiro em 1965 - Show teatral Opinião, que aconteceu na boate Cangaceiro. Este foi o momento no qual Bethânia entrou para o rol das grandes cantoras brasileiras. Além da apresentação, são documentadas cenas do cotidiano da cantora, e ainda conta com a participação de Caetano Veloso, Anecy Rocha, Jards Macalé, Rosinha Valença, Wanda Sá, entre outros.


Recent Posts
Arquivo
Procure por tags:
bottom of page